WikiLeaks Prova que os EUA Planejava Derrubar o Presidente Hugo Chávez
WikiLeaks Prova que os EUA Planejava Derrubar o Presidente Hugo Chávez.
Os documentos foram divulgados pelo WikiLeaks em sua conta no Twitter. São 73 e-mails, e estão disponíveis on-line em "WikiLeaks Arquivos de Inteligência Global", e mostram como a Stratfor e Canvas definiram as rotas da extrema-direita que se seguem a fim de derrubar Hugo Chávez. Esses e-mails são de empresas baseadas nos EUA, incluindo Stratfor e Canvas, que revelam o seu propósito de derrubar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e ajudar os candidatos da oposição a serem eleitos ao Parlamento.
Telegramas vazados pelo WikiLeaks revelam que os Estados Unidos têm feito grandes esforços de intervenção na Venezuela para derrubar o presidente Hugo Chávez. Arquivos do site mostram que pelo menos duas empresas norte-americanas têm realizado ações voltadas com a oposição venezuelana desde 2006.
Os documentos do WikiLeaks, publicados e datado de julho de 2004 a dezembro de 2011, são baseados em e-mails das empresas lona e Stratfor, declarando seu propósito de derrubar o presidente Hugo Chávez, com a utilização de estudantes de direita e figuras não formais.
Em janeiro de 2010, Canvas produziu um relatório intitulado em "Análise da Situação na Venezuela", o que levantou uma estratégia semelhante à utilizada na Sérvia em 2000, apoiada pela CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA), para derrubar Slobodan Milosevic com protestos estudantis, e a revolução foi patrocinada pela CIA, USAID e NED.
Se a CIA já atuou na ex-Iugoslávia, Ucrânia, Quirguistão e Tunísia, porque não na Venezuela.
WikiLeaks enfatiza que um dos relatórios Stratfor, é reconhecido como uma versão privada da CIA, e ofereceu uma análise dedicada a empresas multinacionais que pretendem investir no país sul-americano.
Os e-mails filtrados por WikiLeaks mostram que as motivações para as empresas estavam longe de ser independente e que estavatrabalhando como uma agência de inteligência e fornecendo estratégias para quem procura uma intervenção na Venezuela.
O foco da Stratfor e Canvas, de acordo com as revelações do WikiLeaks, está sobre o setor de energia e petroquímica, na mudança política, do estado das forças contrarrevolucionárias, e no estado das forças militares.
Ambas as empresas também fizeram menção às relações entre Venezuela e Cuba, China, Rússia e Irã, mostrando o desespero das autoridades norte-americanas com o avanço das alianças do presidente Hugo Chávez.
Recentemente, o WikiLeaks publicou e-mails e arquivos da empresa Stratfor, envolvendo mais de um milhão de documentos relativos a vários países latino-americanos.
Jornal Pravda.Ru.
Moscou, Rússia, 26 de fevereiro de 2013.
Produzido por Dialplus.
Comentários