Aos apreciadores de refrigerantes e de outras bebidas artificiais açucaradas, um alerta. De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, 183 mil pessoas morreram no mundo em 2010 por consumi-los, sendo 25 mil só nos Estados Unidos. Os dados são do jornalDaily Mail. 
 Especialista indicam reduzir o consumo de bebidas açucaradas Foto: Getty Images
Os cientistas analisaram dados com a quantidade de bebidas açucaradas consumidas por idade e sexo. Então, determinaram como as iguarias afetaram taxas de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Concluiu-se que foram diretamente responsáveis por 133 mil mortes por diabetes, 44 mil por doenças cardiovasculares e 6 mil por câncer em 2010. 
 
A Associação Americana de Bebidas criticou publicamente o estudo, alegando que os pesquisadores não poderiam vincular mortes a bebidas açucaradas. “Não mostra que consumir bebidas com adição de açúcar causa doenças crônicas, tais como diabetes, doenças cardiovasculares ou câncer, que são as reais causas de morte entre os indivíduos estudados”, afirmou em um comunicado. 
 
Mas os autores afirmam que os cinco anos de levantamento lhes permitiram tirar conclusões sólidas sobre o assunto. “Acho que nossos resultados devem realmente impulsionar políticos a fazerem políticas eficazes para reduzir o consumo de bebida açucarada, uma vez que causam um número significativo de mortes”, disse a pesquisadora Gitanjali Singh.