ESTÁ NO SUFOCO?


 

IURDE QUE IMPÉRIO É ESSE??????????



Edir Macedo Bezerra, carioca, nasceu em 1945, filho de migrantes nordestinos. Seu pai era comerciante, sua mãe dona de casa, ambos católicos praticantes. Edir é o quarto de uma série de 33 filhos, dos quais 10 morreram e 16 foram abortados por terem nascido “fora de época”.




Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus o maior fenômeno da exploração da teologia da prosperidade, com ênfase principal da mensagem de libertação, cura, finanças, amor), como já fica claro em seu slogan “Pare de sofrer; venha para a IURD”.

Com 17 anos, em 1962, Edir Macedo começou a trabalhar como servente na Loterj, Secretaria de Finanças do Estado. Em 1977, quando era agente administrativo, pediu licença do trabalho, vindo a se desligar totalmente da Loterj em 1981. Nos começo dos anos 70 frequentou a Universidade Federal Fluminense cursando matemática e a Escola Nacional de Ciências e Estatística onde cursou estatística. Acabou não concluindo nenhum. Com 18 anos se converteu ao mundo pentecostal, na Igreja de Nova Vida, através de sua irmã, que fora curada de bronquite asmática nesta denominação. Anteriormente frequentava a Igreja Católica e os centros de Umbanda.

Depois de 12 anos como membro da Nova Vida, farto do elitismo da igreja e sem apoio para suas atividades evangelísticas, consideradas agressivas, decidiu alçar vôos mais altos.

Em acordo com Romildo Ribeiro Soares, vulgo RR Soares, Roberto Augusto Lopes e dos irmãos Samuel e Fidélis Coutinho, fundou em 1975 a Cruzada do Caminho Eterno, onde pregava ao ar livre, em um coreto, localizado em uma praça do Méier, na cidade do Rio de Janeiro. Antes mesmo de abri-la, Macedo e Romildo, foram consagrados pastores na Casa da Benção pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes. Com sua experiência com números e dinheiro, Macedo se tornou tesoureiro da Cruzada. Dois anos depois, nova cisão. Desentendendo-se com os irmãos Coutinho, Edir e os outros dois, além do bispo Carlos Rodrigues, fundaram a Universal. Entre uma cisão e outra, Macedo pregou de casa em casa, nas ruas, em praça pública e cinemas alugados.

Os dois da foto que estão com a mão na cabeça do jovem consagrando-o como pastor é Edir Macedo (de azul) e RR Soares (de marrom).

No começo, o missionário R. R. Soares era o líder da Universal e seu principal pregador. Entretanto, sua liderança começou a declinar e Macedo surgiu como o novo líder. O estilo autoritário e centralizador de Macedo contribuíram e muito para a derrocada de Soares.

No final dos anos 70 os dois chegaram a um impasse. Macedo propôs que a disputa fosse resolvida por meio de uma votação do presbitério. Macedo venceu o pleito. Soares foi recompensado financeiramente, e desligou-se da Universal, para fundar, em 1980, nos mesmos moldes, a Igreja Internacional da Graça de Deus. E foi assim que Macedo atropelou o cunhado, e se tornou o principal líder da IURD.


Em 1971 quando ainda frequentava a Igreja Evangélica Nova Vida, no Rio de Janeiro conheceu Esther Eunice Rangel, neta de pastor, com quem casou-se e teve duas filhas, Cristiane e Viviane e um filho adotivo Moisés.

Em julho de 1980, por ocasião do terceiro aniversário da Universal, o pastor Roberto Lopes dirigiu o culto de consagração de Macedo ao bispado, momento em que a igreja adotou o sistema eclesiástico episcopal, tal qual o da Nova Vida. No mesmo ano, Lopes, ex-coroinha e ex-frequentador da umbanda, sob ordens de Macedo, rumou para São Paulo com a missão de implantar a Igreja na capital. Fundou a primeira sede da igreja no Parque D. Pedro II, que mais tarde, foi transferida para o bairro da Luz, e em seguida, para o antigo Cine Roxi, no Brás, que se tornou sua sede nacional em 1992. Em 1984 Lopes retornou ao Rio. Dois anos depois ingressou na carreira política e foi eleito deputado federal pelo PTB/RJ com 54.332 votos. Em 1987, porém, desligou-se da Universal e retornou à “velha casa”. Com sua saída, Macedo passou a reinar absoluto.


O bispo Macedo foi morar nos EUA em 1986 com o intuito de expandir a Universal pelo mundo. Pretendia criar um núcleo de evangelismo mundial enviando os estrangeiros lá convertidos como missionários para seus países de origem. A estratégia não deu muito certo. Em 1990 optou em investir na clientela espanhola. Contudo, também não obteve o sucesso esperado.


Foto da sede da Igreja em Boston, já reformada e com a pomba que é símbolo da Universal e sem as cruzes no topo do teto.

A Igreja Universal é similar a outros evangélicos pentecostais. Por exemplo, crêem na deidade de Jesus Cristo, a Trindade, a ressurreição corporal de Jesus Cristo e a salvação pela graça através da fé.

Entretanto, Macedo incorporou novos elementos a sua doutrina que pouco têm a ver com o bíblico. Para curar-se vendem "pedras da tumba de Jesus", " a água benta do rio Jordão", "a rosa milagrosa", "sal abençoado pelo Espírito Santo". Além disso, convidam aos fiéis a participar das reuniões e "comer o pão abençoado para curar doenças".

O banho do descarrego com 7 elementos sagrados mais parece uma macumba gospel. Onde está escrito na Bíblia que sal, arruda, enxofre, nardo, óleo, água do rio Jordão e sangue do cordeiro são elementos sagrados?

A doutrina central do "bispo" Macedo é a luta contra os demônios e a teologia da prosperidade. A Igreja Universal pratica a libertação de demônios nos fiéis. Em todos seus templos se reza pela libertação de espíritos, tais como a feitiçaria, adultério, fornicação, zelos, pleitos, invejas, embriagues, etc.

Veja a dimensão do espetáculo para expulsar supostos “espíritos” malígnos! O demônio dá entrevista no microfone e tem lugar de destaque: o altar. São inúmeros os vídeos na internet sobre a sessão descarrego, são verdadeiros shows. O pior é que a platéia gosta:


Em um de seus livros o bispo Macedo diz que "Há algumas doenças que caracterizam possessão (pelo diabo): a neurose, dores de cabeça constantes, insônia, temor, desmaios ou ataques; desejos suicidas, as doenças que os médicos não podem descobrir, vícios e depressão". Além disso culpa ao demônio pela homossexualidade e a AIDS.

Desde o princípio Edir Macedo copiou dos pregadores norte-americanos a chamada teologia da prosperidade, quer dizer, que os fiéis devem entregar seus dízimos para não serem conduzidos às garras de Satanás.


O tema da arrecadação de dinheiro converteu-se no melhor negócio de Macedo. Diferente de outros cultos pentecostais que promete a seus fiéis a felicidade no 'além', Macedo assegura que Deus dará as gratificações de seus fiéis aqui na terra. Daí que quanto mais dinheiro se entrega, terá mais possibilidades de ser rico nesta vida.

Em meados de 1990 a Justiça brasileira começou a investigar o bispo Macedo e os negócios da Igreja Universal. Em 1992 terminou preso durante doze dias acusado de fraude e malversação já que sua conta bancária tinha acumulado mais de 100 milhões de dólares. No fim seus advogados conseguiram a absolvição no processo judicial.
Em 1995, Carlos Magno de Miranda, um bispo dissidente da Igreja Universal, relatou que narcotraficantes colombianos tinham entregado em 1989 vários milhões de dólares para a compra da TV Recórd, a cadeia televisiva; que Macedo utilizava a Igreja para a lavagem de dinheiro do Cartel de Cali e utilizava uma dupla contabilidade para evadir a fiscalização.

A justiça começou a investigar Macedo por fraude fiscal, extorsão de seus fiéis para obter contribuições e laços com o narcotráfico. O juiz Guilherme Calmon derrubou 12 locais da seita e ordenou quebrar o sigilo bancário das empresas e dos líderes da Igreja universal.

Nestas circunstâncias a rede televisiva Globo aproveitou e mostrou, uma e outra vez, imagens do bispo Macedo ensinando a seus pastores a pedir dinheiro.


A rede Globo obteve um vídeo onde se observava em um cenário de um templo, um pastor da igreja universal do reino de Deus chutando e quebrando em pedaços a figura da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Frente à gravíssima situação que irritou a milhões de católicos brasileiros, a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) pediu aos fiéis não responder aos ataques e somente realizar atos de desagravo à padroeira do Brasil.

Edir Macedo construiu uma casa com 2.000 metros quadrados em Campos do Jordão, a revista VEJA visitou a casa e conseguiu algumas fotos. A casa conta com 35 cômodos distribuidos em 4 andares. 18 Suítes com banheira de hidromassagem, um jardim réplica do Monte das Oliveiras de Jerusalém, adega, sala de cinema, quadra de squash e elevador panorâmico. Foi trazido da Itália 600 m2 de mármore botticino com um custo de R$240.000. Ainda há dois pequenos viadutos de 200 metros para acesso à rua. O bispo ainda tem outra casa em Campos do Jordão de 4.000 m2, com 15 cômodos e 6 suítes, academia de ginástica e heliporto, foi adquirida em 1996 por mais de R$1 milhão.

Veja as fotos da mansão, um verdadeiro império:


Em 2007 o Ministério Público de São Paulo, iniciou uma série de investigações, as quais apontam movimentação suspeita da Igreja Universal que pode chegar a 4000 milhões de reais, de 2003 a 2008. Dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), vinculado ao Ministério brasileiro da Fazenda, revelam também que, somando transferências atípicas e depósitos bancários feitos por pessoas ligadas à Igreja, o volume financeiro da Universal do Reino de Deus, de Março de 2001 a Março de 2008, foi de 8000 milhões de reais.

Segundo os promotores que assinam a acusação, há um esquema envolvendo empresas de fachada, que remete para o estrangeiro o dinheiro de doações de fiéis. Depositado em paraísos fiscais, o dinheiro voltaria ao Brasil em forma de contratos utilizados para a aquisição de empresas. Somente em dízimos, a Igreja Universal arrecada no Brasil cerca de 1400 milhões de reais por ano. A acusação do MP afirma que "Edir Macedo e os demais acusados servem-se há cerca de dez anos da Igreja Universal do Reino de Deus para a prática de fraudes em detrimento da própria Igreja e de inúmeros fiéis".

Assista a reportagem do Jornal Nacional:


A justiça pondera a possibilidade de pedir a colaboração das autoridades de outros países, entre os quais Portugal e algumas nações africanas, para reunir informações que possam ajudar no processo. O Ministério Público (MP) de São Paulo acusou o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas ligadas à IURD por formação de associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Assista o depoimento corajoso de um ex pastor da Universal onde faz evelações fantásticas do VALE TUDO por trás do púlpito e as técnicas desleais de marketing para iludir o povo. Veja:








FONTE;

Comentários

IMPORTANTE!!!

Nascemos, crescemos e vivemos como se a vida fosse apenas um pequeno espaço de tempo que temos para cumprir aqui na terra. Vivemos em busca de um dia melhor , mais interessante que o outro, corremos em busca muitas vezes de alegria, de sucesso, de fama, de uma vida profissional; bem sucedida. Ou simplesmente de viver cada dia como se fosse o ultimo de nossas vidas. Curtir, sair para se divertir, correr, pular, correr, dançar enfim viver correndo para tudo como se não houvesse o futuro a nos esperar. Nos enganamos se pensamos ou vivemos assim, existe um futuro que pode ser eternamente bom ou eternamente ruim, isso só depende do caminho que eu e você procuramos seguir hoje. A Vida como um jardim, que hoje as flores nascem, florescem e amanhã murcham e cai. Mas existe um amor que nos faz viver e eternamente bem, existe um lugar onde as flores não morrerão, onde não haverá cansaço, não haverá nem correria, um lugar onde o senhor preparou para nóis ao seu lado vivermos. Jesus no quer que você deixe de viver. Corra, brinque, se alegre, sorria, seja um jovem feliz, mais lembre-se que você pode ser assim e ter um futuro muito melhor com Jesus na sua vida. Porque Jesus morreu para que nós tenhamos vida e vida com abundância no Senhor. Jesus ama você. Aceite o desafio de conhecer e viver com Jesus.

Postagens mais visitadas